Busca


WebNeste site

domingo, 18 de março de 2012

Existe vida após a internet?


Tente se imaginar sem computador. Google para pesquisar um telefone? Esqueça. Precisa saber como chegar até aquele barzinho maneiro? Pegue um guia de ruas. Quer conhecer a sua cara-metade? Levante-se da cadeira e saia de casa.

Admita, hoje é difícil pensar na vida sem a internet. Até para criar laços (sejam eles da natureza que forem) usamos o ambiente virtual. Facebook, Twitter (e até recentemente o Orkut) e outras redes sociais possibilitam interagir com pessoas que nunca vimos de uma forma impensada há duas décadas. Isso é bom?

Sim, é bom. Nunca foi tão fácil nos conectarmos e acessarmos informações sobre qualquer coisa. Comprar, ouvir, assistir, ler. A facilidade do wireless chegou para ficar – e nunca nos tornamos tão dependentes de uma ferramenta como atualmente. Isso é ruim?

Sim, é ruim. Outro dia visitei a biblioteca da faculdade onde estudo para fazer um trabalho. Eu, o livro e um caderno, no qual fazia anotações à tinta. Sabe há quanto tempo isso não acontecia? Infelizmente, nem eu mesmo me lembro. Acostumei-me tanto ao computador que perdi o hábito criado em casa quando criança – o de olhar uma enciclopédia e transcrever seu conteúdo usando a própria mão. Mas, por incrível que pareça, gostei da sensação, mesmo após tantos anos. Pelo menos para mim não existe teclado que se compare a uma folha de papel sendo virada.

Não sou nenhum estudioso sobre o tema (e nem nutro aspirações para sê-lo), mas me parece claro que há um certo exagero no uso da internet e do computador. Entretanto isso não é culpa nem de um, nem de outro: ferramentas ganham fama pela forma como são usadas, e isso quem decide somos nós.  Caso contrário, pode botar a culpa no avião, na faca, numa cadeira, na caneta...
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário